Decapagem

Ablação seletiva de camadas superficiais

Decapagem a laser é principalmente utilizada para ablação seletiva, onde o material base não dever sofrer nenhuma influência. “Ablação seletiva” significa que uma área exata e restrita ou apenas simples camadas funcionais devem ser decapadas (quando se faz a decapagem de camadas únicas, a camada a ser removida deve ser sempre a externa). Este método tem a vantagem de que os materiais base não são danificados e adições químicas ou tratamento de dejetos não são necessários. Este processo é utilizado amplamente na produção de painéis solares, monitores TFT e chapas “taylored-blanks”.

Para esta aplicação, lasers q-switched de estado sólido de alta potência são utilizados, os quais removem estas camadas do material base com alta intensidade e volume de ablação de cerca de 50 cm2/s devido aos pulsos de laser muito curtos. Durante o processo, devido à aplicação de muita energia concentrada em um pequeno volume, a temperatura aumenta no materais a ser removido. Isto cria um plasma, que evapora as camadas externas ou elimina a cobertura com uma onda de choque.

Decapagem sem contato com feixe de laser pode ser realizada com estruturas muito finas (20 µm), por exemplo, em células de painéis solares com uma potência de laser de 20 Watts. Para uma área de ablação maior, potencias de laser de até 800 watts são necessárias para se atingir as performances de pico de pulso durante a operação pulsada.

Decapagem de “Taylored Blanks”

  Para a preparação ideal para a solda em novos processos de “Taylored blanks”, a camada superficial de aluminium-silicium é totalmente removida de forma rápida e eficiente das chapas de aço bórico-mangânico. Esta camada protege a superfície em outros passos do processo contra corrosão, mas minimiza a resistência da solda quando misturada com seu material de base. Por isso deve ser retirada da área do cordão de solda.

Para esta aplicação recomendamos: DQ Series

Decapagem de painéis de células solares

Atualmente, células solares de filme fino consistem de um substrato de vidro e diversas camadas funcionais. Para a laminação limpa do painel ativo com um painel de vidro como contra parte, todas as camadas funcionais devem ser removidas circularmente com uma largura de 10 a 20 mm. Esta é a única maneira de proteger com segurança a célula de filme fino contra vapores e contato de componentes condutivos.

Para esta aplicação recomendamos: DQ Series, PowerLine L

Decapagem de displays LCD

Outra área de aplicação muito importante é a estruturação de painéis planos de displays, especialmente de cristal líquido (LCD) e de plasma.

Para esta aplicação recomendamos: DQ Series