Vidros

Variada gama de processos de corte

O corte de vidros com métodos convencionais mecânicos, tais como riscar com diamantes tem suas desvantagens devido à baixa qualidade e precisão do corte. Tipicamente, certo número adicional de operações pós-processo demoradas são necessárias para remover os danos que foram introduzidos pelos processos mecânicos de corte, bem como para eventualmente atingir as tolerâncias dimensionais das peças cortadas.
Utilizando um laser para o processo de corte de vidro, estas desvantagens podem ser evitadas. Dependendo da composição química do material e das solicitações referentes à qualidade do corte, COHERENT-ROFIN oferece diferentes lasers para o corte de vidros.

Na produção de componentes sensíveis que normalmente necessitam o corte de lâminas finas flexíveis de vidro ou de vidros leves e de alta resistência muito utilizados na indústria eletrônica, o processo SmartCleave™ FI é a melhor opção.

SmartCleave™ FI é um processo de separação sem rebarbas para vidros temperados (química e termicamente) e não temperado de 100 µm a 10 mm de espessura e outros materiais frágeis. Neste processo se atinge até 300 mm/s de velocidade de corte. Contoros retos, curvados, angulares e chanfrados são possíveis, assim como o corte de peças curvas ou tubulares, ou mesmo ainda empilhadas. SmartCleave™ FI oferece qualidade de corte incomparável com mínima microfissura e rugosidade superficial de Ra < 1µm. Peçsa cortadas com SmartCleave™ FI mantém alta capacidade de força de torsão e requerem mínimo pós processamento.

Quando se necessita cortar vidros de espessuras maiores ou cantos vivos devem ser evitados, por exemplo, na produção de copos, os lasers de CO2 são recomendados para o processo de corte. Durante o processo de corte com CO2 os cantos cortados são levemente derretidos e consequentemente arredondados naturalmente.

Corte de vidros para displays de dispositivos móveis

Tradicionalmente chapas de vidros finos são riscadas e separadas mecanicamente. Este processo normalmente não evita microfissuras e criação de lascas na linha de corte, influenciando significativamente as capacidades de força de torsão dos substratos de vidro. O processo SmartCleave™ FI permite cortar qualquer tipo de forma incluindo raios pequenos de até 2 mm em um único passe sem conicidade. O acabamento de superfície resultante é basicamente livre de lascas.

Para aplicação de corte SmartCleave™ FI recomendamos: MPS com StarFemto FX.


Corte de copos

Para processos de corte de copos, lasers CO2 de diferentes potências podem ser utilizados.

Para esta aplicação, recomendamos: DC Series