Laser p/ Solda

Método flexível para conexõs de alta resistência com superficies perfeitas

Com a utilização do método de solda por sobreposição, a linha de solda fica completamente na parte interna das peças soldadas. Alguns pigmentos foram desenvolvidos especificamente para melhorar a absorção da energia laser no range de infravermelho (IR). Comparado aos métodos convencionais de soldagem de polímeros, tais como colagem, ultrasson, vibração ou termofusão, a solda de polímeros a laser apresenta algumas vantagens de processo muito interessantes.

A colagem de plásticos normalmente requer superfícies pré-tratadas ou solventes orgânicos. A solda por termofusão tem um bom custo-benefício, mas é lenta e sujeita a desgaste. Uma grande área da peça é aquecida o que representa um perigo para componentes sensíveis. Solda por fricção, ultrassom ou vibração expõe as peças a grande carga mecânica e assim exige um design complexo e uma manutenção muito regular nos equipamentos.

A solda a laser de polímeros, no entanto, apresenta baixa carga térmica e mecânica às peças, é um processo limpo – sem partículas adicionais ou solventes – e altamente flexível.

Lasers de Diodo são a escolha ideal para a solda de polímeros a laser. Com diferentes comprimentos de onda desde 808 a 1470 nm são a melhor solução para a solda de materiais em diferentes cores. Em aplicações de solda “quasi simultaneous” praticamente qualquer contorno pode ser soldado com a utilização de um scanner. A utilização de controles de temperatura em circuito fechado (“closed loop”) permite um perfeito controle e segurança no processo. A carga térmica e mecânica aplicada aos materiais são mínimas, garantindo que componentes eletrônicos sensíveis não sejam afetados. As maiores aplicações para solda a laser de polímeros estão nas indústrias de engenharia automotiva, eletrônica, comunicações, instrumentos médicos, cuidados pessoais e bens de consumo.

Download

Laser Welding of Plastic PDF (502 KB)

Solda por transmissão

Durante o processo de solda por transmissão, o laser é transmitido pelo primeiro material e absorvidos pelo segundo material. Graças a diferentes pigmentos, alguns tipos de plásticos podem ser soldados com bastante resistência a tração em diferentes combinações de cores.

Para esta aplicação recomendamos: MPS Lasermachine for laserwelding of plastic

Solda de polímeros a laser na indústria automobilística e eletro-eletrônica

  

A tampa transparente ao feixe de laser é soldada pressurizada na base preta, que absorve a radiação laser. Com isso, temos uma solda completamente hermética utilizada em diversos sensores.

No processo de solda “quase-simultânea”, qualquer contorno pode ser realizado com o auxílio de um scanner. A utilização de um controle de temperatura em ciclo fechado garante alta segurança e controle do processo.

Para esta aplicação recomendamos: MPS para Solda a Laser de Plásticos