Solda a Ponto e por Consulta

Dos menores pontos a linhas contínuas

O laser atinge pontos de solda com diâmetros bem abaixo de 0.1 mm até longas costuras em chapas metálicas com espessura de alguns milímetros. Os resultados são pequenas geontrias de solda em altas velocidades de processo. As potências utilizadas tipicamente variam desde 40 Watts até kilowatts. A velocidade de solda é definida pela potência do laser, a combinação de materiais, a geometria e o tipo de laser. Por exemplo, diferentes comprimentos de onda siginificam diferentes graus de absorção de energia no mesmo material.

Solda a ponto de cobre em motores elétricos

Para esta aplicação um grande número de pontos soldas por parte deve ser realizado. Com um laser de fibra e um scanner, o feixe de laser pode ser posicionado de ponto a ponto de solda em milissegundos. Movimentos ajustados do scanner derretem o cobre de forma que uma larga gama de espaços de solda pode ser preenchida. Devido a sua alta absorção em altamente reflexivos materiais como o cobre, faz com que o laser de fibra seja a ferramenta ideal para esta aplicação. Outra vantagem para a solda com laser de fibra é o baixo aquecimento devido ao rápido tempo de processo. Assim, pode se evitar danos às isolações causadas por altas temperaturas.

Para esta aplicação, recomendamos: FL Series

Solda a ponto em carcaças de celular

Os menores pontos de solda mesmo em grandes áreas de trabalho.

Para esta aplicação, recomendamos: StarPulse, StarFiber, SLS-Series, Manual Welding Lasers

Solda a ponto em costura de solda circular e axial

Qualidade de solda excelente devido à altíssima estabilidade de pulso a pulso < 1 % conjugada com as menores energias de pulso.

Para esta aplicação, recomendamos: StarPulse, StarFiber, Manual Welding Lasers

Solda a laser de engrenagens e componentes de transmissões

Utilizando lasers, componentes de transmissão feitos de aços de alta resistência podem ser soldados sem o mínimo de trincas. A solda a laser de componentes de transmissão já foi desenvolvida há muitos anos devido às suas vantagens, tais como baixo custo de manutenção, baixas distorções na peça, alta flexibilidade e simples automação.

Para esta aplicação, recomendamos: DC Series, FL Series

Solda a laser de tubos de resfriamento de ar condicionado

Para a solda de alumínio deste tipo de peças de ar condicionado, os lasers de fibra COHERENT-ROFIN são a escolha ideal. O comprimento de onda de 1 um é muito bem absorvido pelos materiais altamente reflexivos, tais como cobre, alumínio ou bronze quando comparado com comprimentos de onda mais longos.

Para esta aplicação, recomendamos: FL Series

Solda a laser de sensores de freios

Os sensores de freios ABS são soldados com lasers de fibra de alta potência. Além de sensores de freios, outros sensores tais como sensores de pressão, sensores de força e sensores de air-bag são soldados a laser.

Para esta aplicação, recomendamos: FL Series

Solda a laser de injetores SCR

De forma a atingir as baixas emissões de poluentes, os perigosos óxidos de nitrogênio são transformados no catalizador em componentes de ar, como nitrogênio, água e dióxido de carbono por um método denominado SCR (selective catalytic reduction). Os injetores SCR são soldados com lasers de fibra COHERENT-ROFIN e utilizados em grandes motores a diesel.

Para esta aplicação, recomendamos: FL Series

Solda a laser de tubos de trocadores de calor

Para produzir este componente em um único passo de processo, uma fita de aço inox é enrolada em espiral ao redor de um tubo de aço carbono e simultaneamente soldada por laser. Um importante aspecto deste processo é a boa acessibilidade do cordão de solda ao feixe de laser. Além disso, a completa conexão da solda entre a fita e o tubo evita aberturas que facilitem a corrosão.

Para esta aplicação, recomendamos: DC Series, FL Series

Outras aplicações de solda a laser

Não interessa se são necessários os menores pontos de solda ou inúmeros quilômetros de cordão com potência de muitos quilowatts – as possibilidades e vantagens da solda a laser fazem a diferença.