Solda com Deposição de Material

Reparos e Modificações com qualidade assim como proteção contra corrosão e desgaste

Durante o processo de solda por deposição de material, também conhecido por “cladding”, um material adicional tal como um fio ou pó e o material base são fundidos pela radiação aplicada pelo laser e unidos metalurgicamente.

A solda por deposição a laser com adição de material em fio permite a realização de reparos, a melhoria de resistência, pequenas modificações de desenho e a correção de erros de manufatura. Tudo isto pode ser feito com excelente qualidade e flexibilidade que somente pode ser atingida através da tecnologia laser. O feixe de laser faz uma conexão precisa e de alta resistência entres o material em fio adicionado manualmente e a peça base. Areas de aplicação com fios de diametrois de 0,1 a 0,8 mm podem ser trabalhadas. O rápido aquecimento e dissipação de calor, aliada ao controle preciso da energia do feixe de laser pela formação de pulsos ajuda a minimizar a carga térmica aplicada ao material. Comparada com outros métodos, a transformação microestrutural no material base é muito menor.

A solda a laser com deposição de material em pó pode ser utilizada para reparos de uma ampla variedade de componentes; pode também ser utilizada para aplicação de camadas protetoras para evitar desgaste e corrosão. A solda a laser com deposição de material em pó é muito utilizada na produção de moldes e matrizes além de ser amplamente empregada nas indústrias de óleo e gás, aeroespacial e automotiva.

Preenchimento de superfícies com solda a laser por deposição de material em fios

A função “Area Fill” permite a realização de diversas linhas paralelas a serem geradas automaticamente em três dimensões.

Para esta aplicação, recomendamos: Select, Integral

Processamento de cantos internos com adição de material em fio

Com a utilização de óticas rotativas, mesmo em áreas verticais, geometrias estreitas e locais de difícil acesso nas peças podem ser trabalhadas sem a necessidade de se virar ou inclinar a peça.

Para esta aplicação, recomendamos: Select, Integral

Cabeçotes de “cladding” para diâmetros internos

Desenvolvemos aplicações para “cladding” de diâmetros internos para produzir camadas resistentes à corrosão, que também protege as peças contra altas temperaturas e agentes químicos. Esta aplicação é frequentemente encontrada na indústria química, automobilística e de óleo e gás.

Para esta aplicação, recomendamos: laser de fibra FL Series ou laser de diodo DF 060 HP

Solda por deposição de pó em válvulas

Válvulas e pás de turbinas são expostas a altas tensões mecânicas devido à constante movimentação e vibração. Ao se aplicar uma camada de pó com o áuxilio do laser, os componentes tornam-se muito mais resistentes ao desgaste e também ficam protegidos contra fluidos agressivos e altas temperaturas.

Para esta aplicação, recomendamos: laser de diodo DF 060 HP

Solda por deposição a laser na indústria aeronáutica e aeroespacial

Distorção mínima no componente e alta flexibilidade são critérios cruciais na indústria aeronáutica e aeroespacial, mas isto também tem se tornado cada vez mais importante na indústria automobilística. Devido ao baixo calor aplicado e a utilização de materiais adicionais, trincas de aquecimentos a fenômenos de porosidade podem ser evitados com a aplicação de solda a laser por deposição de material em pó. Por esta razão, a solda por deposição a laser de alta precisão tem ganho uma posição importante na produção e reparos, tanto de peças de grandes superfícies como para fins mais precisos.

Para aplicações de estruturas mais precisas, recomendamos: lasers de fibra do FL Series

Para aplicações de “cladding” mais robustas, recomendamos: laser de diodo DF 060 HP