Endurecimento

Endurecimento sem contato de partes com difícil acesso

Durante o endurecimento superficial a laser, o material (com base de carbono) é aquecido por um pequeno período de tempo acima da temperatura de austenização e é transubstanciado por rápido esfriamento em uma estrutura martensítica. O aquecimento é gerado pela absorção da radiação laser na superfície e o material é “quenched” pelo transporte de calor internamente. A superfície não derrete, a profundidade de endurecimento é limitada a prox. 1 ao max 1,5 mm pela condutividade de calor e “self-quenching”.  Normalmente a geometria do feixe de laser no ponto focal de processamento e a velocidade de avanço determina o padrão cronológico de temperatura.

Devido ao feixe quadrado, um laser de diodo de alta potência é particularmente utilizado para aplicações em grandes superfícies, caracterizado pela distribuição da intensidade em uma determinada forma em uma direção do feixe e um perfil Gaussiano na outra direção. Comparado ao laser de CO2, o diodo laser de alta potencia se beneficia de seus comprimentos de onda mais curtos (808 nm e/ou 940 nm), que leva a maior absorção de energia. E comparado com o laser Nd:YAG, devido à sua maior eficiência, as vantagens são o perfil do feixe e principalmente o menor custo de investimento e de operação.

Endurecimento a laser na indústria automobilística

Na indústria automobilística, o laser pode ser utilizado para o endurecimento de peças estruturais, para oferecer alta resistência contra stress mecânico.

Para esta aplicação recomendamos: DF 060 HP