Gravação Profunda

Ablação de volumes com auxílio de laser

A gravação profunda a laser é um processo ablação de alto volume de material que oferece grandes oportunidades na produção de ferramentas utilizadas para impressão de alta precisão, gravação em baixo e alto relevo, erosão e injeção. A grande vantagem em comparação com técnicas de eletroerosão por penetração consiste no fato de que o laser é extremamente flexível com relação a geometria e materiais. Além disso, não apresenta desgaste.
O laser grava a superfície do material em cerca de 10 µm de profundidade por passo. As gravações feitas por laser são excepcionalmente duráveis e somente podem ser removidas por processo de retificação. Assim a gravação a laser é muito utilizada em marcação de produtos para evitar suas falsificações, como por exemplo, rolamentos, engrenagens e muitos outros.

A repetição de um contorno bidimensional via sacnner (vários passes do programa), normalmente utilizada na gravação profunda, levará a uma ablação dimensional em 2 ½ D com fundo plano e paredes em chanfro. Quando processado com scanner em 3-D, paredes com definida conicidade e fundos com topografias arbitrárias podem ser conseguidos com alto sucesso. Para a produção de moldes de micro-injeção este processo de fabricação tem ganho muito espaço no mercado.

Gravação a laser profunda em aço ferramenta

Dois processos de ablação devem ser diferenciados, dependendo da densidade de potencia aplicada ao material. Baixa densidade leva a sublimação do material, com taxas de ablação de até 0,5 mm cúbicos por minuto em aço. Em maiores densidades de potância, o processo de ablação muda e uma sublimação induzida por deslocamento de fusão é realizada. Deste modo, uma taxa de ablação de mais de 10 mm cúbicos por minuto pode ser atingida em metais. No caso da sublimação de outros materiais tais como nitretos de silício e grafite, os valores de ablação são muito maiores.

Micro gravação em chapas de impressão

As chapas plásticas de impressão utilizadas normalmente para a impressão em componentes plásticos em impressão de almofadas (“pad printing”) são sujeitas a grandes desgastes. Laser de pico-segundo permite a gravação de “printing pads” sem rebarbas no metal. O processo de gravação a laser é aplicado em pequenos pontos na superfície do material para otimizar a distribuição de cores criando uma microestrutura de diminutos pontos. A gravação a laser de chapas de impressão é atualmente muito mais sustentável e flexível ao comparada com outras técnicas comuns de impressão.

Para esta aplicação recomendamos PowerLine Series