Plásticos

Mudança de cor por carbonização ou “foaming” e gravação

A marcação a laser de polímeros se baseia na carbonização ou “foaming” causados pela absorção do feixe de laser no material base.

Carbonization and foaming

Carbonização (um processo termoquímico) produz marcações escuras. “Foaming”, uma degradação parcial ciando bolhas de gás no material, dispersa a luz e produz marcações claras. Aditivos podem ajudar a melhorar as propriedades de absorção. São utilizadas fontes de Nd: YAG-, Nd: Vanadate ou lasers de fibra.

Processos foto-químicos

Comprimentos de onda harmônicosde 532 nm (verde) e 355 nm (UV) podem ser utilizados para processos de branqueamento e redução de cores. A foto-redução induzida por UV é normalmente chamada de “marcação a frio”, já que praticamente não há aquecimento no material base.

Plásticos com aditivos

A utilização de aditivos seníveis à radiação a lasers em plásticos pode gerar vantagens consideráveis. Aditivos nos plásticos podem aumentar o contraste e a nitidez das linhas, assim melhorando consideravelmente a facilidade de leitura e a definição dos conteúdos da marcação, por exemplo, para códigos de barras, QR-codes e ID-Matrix. Utilizados em materiais transparentes e semitransparentes, os aditivos levam a uma dispersão de contraste uniforme. Aditivos em plásticos aumentam a diversidade das cores do produto e são de crucial importância para a capacidade de marcação de alguns materiais.

Características em destaque
  • Não há necessidade de pré- ou pós-processos
  • Marcações duráveis de alto contraste
  • Superfícies intactas (troca de coloração)
  • Mais rápido, se comprada com outras soluções mecânicas
  • Linhas de marcação muita finas
  • Conteúdo de marcação flexível e individualizada
  • Permite marcação em áreas de difícil acesso

Para estas aplicações, recomendamos os sistemas de marcação a lasers: PowerLine E Air Serie, PowerLine E Serie, PowerLine F 20/F 30.