Laser p/ Marcação

Marcação com custo eficiente de vários materiais de embalagem e codificação variável

A maioria das embalagens deve mostrar dados variáveis que não podem ser impressos com custo eficiente no processo de impressão multi-cores utilizado na preparação atrativa da embalagem. Alguns exemplos são a data de validade e números de lote ou série. Frequentemente esta marcação deve ser realizada no final da produção, muitas vezes com a embalagem já cheia.

O sistema de marcação a laser é a ferramenta ideal para a maioria dos produtos utilizados em embalagens, tais como papel, cartão e polímeros. A marcação a laser é um processo sem contato e não apresenta nenhum stree mecânico para a embalagem. Com a flexibilidade contralada do processo via software, a marcação a laser se aplica perfeitamente em marcações em linha de produção continua (“on-the-fly”), tais como a marcação de produtos em movimento (por exemplo, garrafas e frascos) ou materiais em rolos com alta velocidade.

Há diferentes métodos de marcação para se escolher: remoção de camadas coloridas em papelão, filmes ou metais, gravação profunda em alguns polímeros e vidros ou ainda métodos termoquímicos que consistem na mudança de coloração de tintas, plásticos ou etiquetas sensíveis ao laser.

Marcação a laser em caixas de papelão ou papel-cartão

A marcação a laser de data de validade e número de lote é realizada através da retirada de camadas de tinta em uma determinada área preparada para esta finalidade, podendo ser realizada em papel-cartão, papelão e determinados plásticos.